BUSCA

Trocas Culturais e Culturas Híbridas


No mundo globalizado em que vivemos, tendo nosso cotidiano invadido por situações e informações provenientes dos mais diversos lugares, é possível afirmar que há uma cultura 'pura"? Até que ponto o processo de mundialização da cultura? Em seu livro "Culturas Híbridas", o pensado argentino Néstor García Canclini analisa essas questões. Lançando um olhar sobre história , ele declara que, até o século XIX, as relações culturais ocorriam entre os grupos próximos, familiares e vizinhos, com poucos contatos externos. 
Os padrões culturais resultavam de tradições transmitidas oralmente e por meio de livros, quando alguém os tinha em casa, porque bibliotecas públicas ou mesmo escolares eram raras. Os valores nacionais eram quase uma abstração , pois praticamente não havia a consciência de uma escala tão ampla. Já no século XIX e início do século XX, cresceu a possibilidade de torcas culturais , pois houve um grande desenvolvimento dos meios de transporte , do sistema de correios, da telefonia , do rádio e do cinema. As pessoas passaram a ter contato com situações e culturas diferentes. As torcas culturais efetivadas a partir de então ampliaram as referências para avaliar o passado, o presente e o futuro. O mundo não era mais apenas o local em que um grupo vivia. Tornou-se muito mais amplo, assim como as possibilidades culturais. A cultura nacional passou a ter determinada constituição e os valores e bens culturais  de vários povos ou países cruzaram-se , com consequente ampliação das influências recíprocas.
 No decorrer do século XX, com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, o cinema, a televisão e a internet tornaram-se instrumentos de torcas culturais intensas , e os contatos individuais e sociais passaram a ter um, mas múltiplos  pontos de origem. Desde então as torcas culturais de culturas antes poucos conhecidas  aparecem com força em muitos lugares, ao mesmo tempo. As expressões culturais dos países centrais, como os Estados Unidos e algumas nações da Europa, proliferam em todo o mundo. As culturas de países distantes ou próximos se mesclam a essas expressões, construindo culturas híbridas que não podem ser mais caracterizadas como de um país, mas como parte de uma imensa cultura mundial. Isso não significa que as expressões representativas de grupos, regiões ou até de nações tenham desaparecido. Elas continuam presentes e ativas, mas coexistem com essas culturas híbridas que atingem o cotidiano das pessoas por meios diversos, como a  música, a pintura, o cinema e a literatura, normalmente fomentadas pela concentração crescente dos meios de comunicação.


 Alguém poderia perguntar: Por que essas formas particulares , grupais, regionais ou nacionais deveriam existir no universo cultural mundial, já que vivemos num mundo  globalizado? Em seu livro  "Artes sob pressão: promovendo a diversidade cultural na era da globalização", o sociólogo holandês Joost Smiers responde que assim haveria a possibilidade de uma diversidade cultural ainda maior e mais significativa; haveria uma democracia cultural de fato à disposição de todos. Em suas palavras: "A questão central é a dominação cultural, e isso precisa ser discutido com propostas alternativas para preservar e promover a diversidade no mundo ".