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Os Meios de Comunicação e a Vida Cotidiana


 Entre todos os meios de comunicação e, a televisão é o mais forte agente de informações e de entretenimento , embora pesquisas recentes já demonstrem que ela pode ser desbancada pela internet  na massificação da informação. Diante disso, pode-se  declarar que análise  de Adorno e Horkheimer , desenvolvida em 1947 , está ultrapassada u mantém seu poder de explicação? Observando que o que mudou foi a tecnologia dos meios de comunicação , as formas desmistificação que adotam e a apresentação e embalagem dos produtos , podemos afirmar que o conceito de industria cultural conserva o mesmo poder de explicação. Os produtos culturais aparecem com invólucros cada vez mais esplendorosos , pois a cada dia são maiores as exigências para prender a atenção dos indivíduos. Produtos de baixa qualidade têm a oferta justificada pelo argumento que atendem às necessidades das pessoas que desejam apenas entretenimento e diversão, não estando preocupadas com o produto são oferecidos ou cultural do que consomem . Mas isso é falso , pois esses produtos são oferecidos tendo em vista as necessidades das próprias empresas , cujo objetivo é  unicamente o lucro. O "mundo maravilhoso"' e sem diferenças está presente nos programas de televisão , que mostram guerras , mortes , miséria e opressão de outros povos, nunca do nosso , e demonstram que isso sempre foi assim , e , portanto , é inútil e desnecessário melhorar o que aí está. Preocupado com o que a televisão vem fazendo em termos culturais , o cientista social italiano  Giovanni Sartoni , em seu livro"Homo Videns" (2001) , reflete sobre esse meio de comunicação. Retomando a história das comunicações , ele destaca o fato de que as civilizações se desenvolveram quando a transmissão de conhecimento passou da forma oral para a escrita .
                       
Até o surgimento  da imprensa, em 1440, a transmissão de conhecimento era muito restrito. Foi com Johannes Gutenberg e a invenção da imprensa que  ocorreu o grande salto tecnológico que permitiu a muitas pessoas o acesso à cultura escrita. No século XIX , além do desenvolvimento da imprensa , com jornais e livros , outros avanços tecnológicos permitiram a diversificação das comunicações . Foram então inventados o telégrafo e o telefone , que permitiram a comunicação oral e escrita entre pessoas  a grandes distâncias em termos sociais mais amplos .

Mas todos esses meios mantinham-se no universo da comunicação puramente linguística , escrita ou falada. Já no final do século XIX e início do século XX apareceu o cinema , primeiro mudo e depois falado  , inaugurando um outro universo de comunicação, no qual a imagem se tornou fundamental . A televisão , nascida em meados do século XX, como o próprio nome indica (Tele-visão= "ver de Longe") , criou um elemento completamente novo , em que o ver tem preponderância sobre o ouvir . A voz dos apresentadores é secundária , pois é subordinada às imagens que comenta e analisa. As imagens contam mais do que as palavras . Nisso o indivíduo volta à sua condição animal. A televisão nos dá possibilidade de ver tudo sem sair do universo local. Assim , para Sartori , além  de um meio de comunicação , a televisão é um elemento que participa da formação das pessoas e pode gerar um novo tipo de ser humano. Esta afirmação está  baseada na observação de que as crianças , em várias partes do mundo , passam muitos diárias vendo televisão antes de saber ler e escrever. Isso dá margem a um novo tipo de formação , centralizado na capacidade de ver. Se o que nos torna diferentes dos outros animais é nossa capacidade de abstração , a televisão , para Sartori , "inverte o progredir do sensível para o inteligível , virando-o em um piscar de olhos [...] para um retorno ao puro ver. Na  realidade, a televisão produz imagens e apaga os conceitos , mas desse modo atrofia a nossa capacidade de abstrações e com ela toda a nossa capacidade de compreender ". Então , o Homo Sapiens está sendo substituído pelo "Homo Videns, ou seja , o que importa é a imagem , é o ver sem entender.