BUSCA

As Guerras Entre Israel e os Países Árabes

A região da Palestina é o território histórico de dois povos : Judeus e Palestinos. Os judeus ocuparam a região há mais de 4 mil anos, mas se espalharam pelo mundo devido à repressão sofrida durante o império Romano. Os palestinos são formados por uma mistura de povos, como os filisteus (que ocupam a faixa de Gaza), os cananeus (que habitam na Cisjordânia); e , posteriormente , os árabes , os quais impuseram a sua cultura , tradição e a religião islâmica. Os palestinos habitaram a região por um período contínuo de cerca de dois mil anos. A partir do final do século XIX, com a criação , em 1897, da Organização Sionista Mundial, cuja sede fica na Suíça, o movimento sionista começou a organizar a migração de judeus à Palestina visando a formação de uma pátria judaica. No início do século XX, o aumento da população judaica na região foi contínuo e relativamente pacífico . Esse aumento foi estimulado pela compra de terras e pelo estabelecimento de diversas colônias . No entanto, depois da Primeira Guerra  Mundial , essa migração tornou-se bastante conflitiva , quando os britânicos , que passaram a controlar a região, cogitaram a criação de um Estado judeu (Declaração Balfour). O secretário de relações  exteriores britânico . Arthur Balfour , encorajava a colonização da Palestina por judeus  e apoiava o estabelecimento de um "lar nacional judaico na Palestina, o qual teria proteção britânica.
A perseguição e o massacre aos judeus pelos nazistas , na Segunda Guerra Mundial , tornou-se um elemento fundamental ao apoio  internacional à formação do Estado de Israel, em 1948. A divisão do território da Palestina, entre os judeus e os palestinos , já fazia parte de acordos firmados entre os Estados Unidos , a Inglaterra e a URSS. Em 1947 , a ONU aprovou o plano de partilha da região da Palestina e a criação do Estado de Israel , que ocupava 57% daquele território. A formação de um Estado judeu no Oriente  Médio provocou a reação contrária dos países árabes. Ainda m 1948, Egito , Jordânia , Líbano e Síria invadiram Israel , dando início à Primeira Guerra Árabe-Israelense (1948-49). Em 1949, foi estalecido um armistício , que retirou totalmente dos palestinos as decisões sobre os seus tradicionais territórios , inclusive dos que tinham sido delimitados pela ONU, m 1947. O acordo de paz estabeleceu que o Estado árabe da Palestina seria dividido entre Israel (que conquistara a d e o Deserto de Neguev ); Transjordânia, que incorporaria a Cisjordânia ( a oeste do rio Jordão ); e o Egito , que ocuparia a faixa de Gaza. Após o armistício de 1949, os conflitos não se encerraram. Diversas questões opuseram árabes e Israelenses . Os palestinos reagiram à ocupação de suas terras organizando atos terroristas contra os judeus . A síria tentou desviar o fluxo de água do rio Jordão  mediante a construção , nas colinas de Golã, de uma grande represa; com o apoio da Jordânia e do Egito , bloqueou o golfo  de Ácaba- utilizado pelos navios israelenses para chegar ao Mar Vermelho .
O crescimento das tensões colocou em alerta as tropas de todos os países envolvidos.  Em 1967, os israelenses iniciaram um fulminante ataque ao Egito , à Jordânia e à Síria m imobilizando totalmente as tropas árabes numa das guerras mais curtas da história , denominada Guerra dos Seis Dias. Nesse terceiro conflito , os israelenses conquistaram a península do Sinai e a faixa de Gaza , antes território (margem ocidental do rio Jordão ), que fazia parte da Jordânia . Em 1973, Egito e Síria , na tentativa de reaver os territórios ocupados , atacaram Israel de surpresa, dando início à Quarta Guerra-Árabe-israelense- A Guerra do Yom Kippur . Conquistaram algumas posições no início do conflito , mas foram obrigados a recuar com a forte reação do exército israelense , que conseguiu mobilizar e organizar as suas tropas rapidamente . A guerra durou três semanas e Israel manteve sob seu domínio as áreas conquistadas na Guerra dos Seis Dias. Em 1979, Israel concordou em devolver ao Egito a península do Sinai mediante acordo intermediado pelos Estados Unidos (Acordo de Camp David).